Infraestrutura de prática aprimora formação acadêmica no ensino superior

  • 15/09/2025
(Foto: Reprodução)
No cenário da educação superior brasileira, cresce a consciência de que não basta dominar conteúdos teóricos — para formar profissionais preparados para os desafios do mercado e da sociedade é indispensável o acesso a ambientes práticos, onde se aprende fazendo, errando, testando hipóteses e resolvendo problemas reais. Pesquisas recentes revelam que metodologias ativas, oficinas práticas e laboratórios fortalecem não só o rendimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia, trabalho em equipe e pensamento crítico. Por exemplo, estudo com estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Economia constatou que 69,1% dos participantes consideram oficinas práticas altamente contributivas para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, enquanto 83,6% apontam sua importância para a carreira futura. No Brasil, o conceito de espaços maker tem ganhado visibilidade como alternativa pedagógica que integra diversas áreas do conhecimento, tecnologia e criatividade, promovendo aprendizagem significativa. Artigos analisam seus benefícios: estímulo à curiosidade, maior engajamento, interdisciplinaridade, construção colaborativa de conhecimento, além de favorecer habilidades socioemocionais. Dentro desse contexto, o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), instituição de ensino superior presente em Maringá, em mais de 800 polos do Brasil e 6 países, tem investido fortemente em infraestrutura prática para seus acadêmicos. A começar pelo Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC), onde os estudantes participam de aulas práticas diretamente voltadas ao serviço comunitário, atendimento real ou simulado, integrando teoria e prática. Também existe o Espaço Maker, equipado com ferramentas tecnológicas e convencionais, onde projetos interdisciplinares permitem que alunos de diferentes cursos elaborem protótipos, testem ideias, explorem materiais diversos e desenvolvam soluções criativas. Somam-se a isso laboratórios especializados — de saúde, exatas, meio ambiente — que garantem que os estudantes tenham contato direto com técnicas, instrumentos e métodos de pesquisa ou produção que serão exigidos em seu futuro profissional. Segundo o coordenador da área de Engenharia, Fernando Novaes, “quando o aluno entra no laboratório ou no maker, ele deixa de ser espectador passivo; passa a experimentar, a testar, a falhar, a ajustar. Esse processo constrói autonomia, senso crítico e prepara para problemas que não se resolvem apenas no papel.” Pesquisas reforçam que esse tipo de estrutura melhora a retenção de estudantes, diminui lacunas de aprendizado e aumenta a empregabilidade. O ensino superior com forte componente prático permite que o futuro profissional já saia da graduação com noções mais realistas do mercado, menos choque de adaptação e mais confiança para atuar. Além disso, ambientes práticos estimulam inovação, pesquisa aplicada e um ciclo de retorno para a comunidade — seja mediante prestação de serviço, seja por meio de soluções inovadoras para problemas locais. Contudo, para que esse modelo funcione plenamente, são necessários alguns elementos essenciais: infraestrutura bem equipada, professores preparados para mediar práticas, carga horária adequada para aulas práticas, integração entre teoria e prática no currículo, e manutenção desses ambientes. Também é importante garantir que haja segurança nesses espaços — especialmente nos laboratórios com químicos, equipamentos pesados ou ambientes de saúde. Estudos apontam que ambientes práticos carecem de normas e de práticas de segurança bem definidas. “Apostar em ambientes de prática não é luxo, mas necessidade para qualidade, inclusão e relevância da educação superior brasileira. Quem aprende fazendo não só entende mais, mas participa mais, se motiva mais, prepara‐se melhor e contribui mais, refletindo diretamente no que é entregue em trabalho após a formação superior”, afirma o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/uniao-maringaense-de-ensino/noticia/2025/09/15/infraestrutura-de-pratica-aprimora-formacao-academica-no-ensino-superior.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Pelas mãos de Maria

Pe Reginaldo Manzotti

top2
2. Tu és Amor

Fraternidade São João Paulo II

top3
3. Eu me Entrego

Tony Allysson

top4
4. A Barca

Thiago Brado

top5
5. Nossa Senhora

Daniel

top6
6. Sacramento da Comunhão

Eliana Ribeiro

top7
7. Maria Passa à Frente

Pe Marcelo Rossi

top8
8. Cheiro de Rosas

Pe Rodrigo Natal

top9
9. Colo de Mãe

Frei Gilson

top10
10. Tá Chorando Por Quê

Jeyzer Maia


Anunciantes